Robert Rauschenberg: Among Friends

Em 1959, Robert Rauschenberg escreveu: “A pintura se relaciona com a arte e a vida. Nenhum deles pode ser feito. (Eu tento agir naquele intervalo entre os dois.) “Seu trabalho nesta lacuna deu forma à prática artística nas décadas seguintes.

O início dos anos 1950, quando Rauschenberg (1925-2008) lançou sua carreira, foi o auge da pintura heróica gestual do expressionismo abstrato. Rauschenberg desafiou esta tradição com uma abordagem igualitária aos materiais, trazendo as coisas do mundo cotidiano em sua arte. Trabalhando sozinho e em colaboração com artistas, dançarinos, músicos e escritores, ele inventou novos modos interdisciplinares de prática artística que ajudou a definir o caminho da arte dos dias de hoje. O ethos que permeia o trabalho de Rauschenberg – a abertura, o compromisso com o diálogo e a colaboração e a curiosidade global – faz dele, agora mais do que nunca, um criterio para nossos tempos conturbados.

Robert Rauschenberg: Entre Amigos, a primeira retrospectiva do século XXI do artista, apresenta trabalhos de seis décadas de sua carreira amplamente celebrada de maneiras frescas, reunindo mais de 250 pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias e gravações de som e vídeo. O aclamado artista e cineasta Charles Atlas colaborou no projeto da exposição para colocar em primeiro plano o trabalho de Rauschenberg com dança e performance. A apresentação do MoMA é estruturada como uma “monografia aberta” – como outros artistas entraram na vida criativa de Rauschenberg, eles entram na exposição, mapeando o intercâmbio de idéias. Estes números incluem John Cage, Merce Cunningham, Sari Dienes, Jasper Johns, Billy Klüver, Yvonne Rainer, Paul Taylor, David Tudor, Cy Twombly, Susan Weil e muitos outros.
A exposição foi organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York e Tate Modern, em Londres. Organizado por Leah Dickerman, Marlene Hess Curador de Pintura e Escultura, Museu de Arte Moderna, e Achim Borchardt-Hume, Diretor de Exposições da Tate Modern, com Emily Liebert e Jenny Harris, Assistentes de Curadoria, Departamento de Pintura e Escultura, The Museu de Arte Moderna. O design da exposição foi criado em colaboração com o artista Charles Atlas.

A exposição ficará em cartaz entre os dias 21 de maio a 17 de stembro de 2017.



Os comentários estão desativados.